quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Apresentação

Este blog foi criado pelos professores que leccionam a disciplina de cinema nas escolas que aderiram a este projecto pioneiro. O nosso objectivo não é formar realizadores (quem sabe?). Pretendemos incluir no curriculo do ensino básico uma área que trate da imagem em movimento, mas com uma vertente artística. Sabendo que a imagem tem um papel cada vez mais determinante na formação dos jovens, a escola deve oferecer a possibilidade de ensinar a desmontar a informação visual. A disciplina de cinema permite que os alunos adquiram várias competências ao nível da capacidade de expressão, comunicação, criatividade e também das novas tecnologias. O seu carácter interdiscilplinar permite estabelecer pontes com as outras áreas do saber, de forma a consolidar os projectos curriculares.
O cinema na escola é o herdeiro de um outro projecto da DREAlg: Juventude-Cinema-Escola, que há uma década tem formado público(s) para o cinema, levando centenas de alunos por ano a visionar em sala filmes que depois são estudados na escola. Estes projectos são complementares (a disciplina de cinema não substitui o JCE), e baseiam-se nos mesmos princípios.
Começámos com duas escolas, já somos 5 e já há mais escolas interessadas a aderir. Com a criação deste blog podemos mais facilmente partilhar as nossas experiências.

2 comentários:

Cinema na Escola disse...

Boa Pedro!Fiquei muito contente! Gostei da ideia do blog assim como do aspecto visual. Parabéns!!!

Cinema na Escola disse...

Ah! Já agora te digo que o comentário anterior sou eu! ?
madeleine OK?