quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Final de semestre

Finalmente! O semestre está a terminar e esta fornada concluiu o seu percurso para dar lugar a outros. Numa próxima postagem farei o balanço do sucesso/insucesso destes meses com mais pormenor, mas para já, com as avaliações quase concluídas, posso dizer que valeu a pena. É sempre agradável ouvir comentários de alunos que nos dizem: "ainda agora acabou a disciplina de cinema e já temos saudades" ou, "não me importava de ter cinema até ao final do ano". Para quem tinha poucas espectativas no início do ano lectivo, estas manifestações dão um pouco de alento e vontade de trabalhar. Relembro que estes alunos tinham escolhido outra opção mas, como o ME não autorizou a contratação de um professor para leccionar a disciplina de opção de ensino artístico, os alunos tiveram que frequentar o cinema (onde foram raros os alunos que se inscreveram). Também relembro que a generalidade dos alunos não optou pelo cinema porque alguns colegas mais velhos os convenceram a tal (foram eles próprios que o disseram).
Voltando aos resultados, posso garantir que os sétimos anos foram mais empenhados que os oitavos - nestes, o sentido de responsabilidade e a participação nas actividades foi bem menor. Tenho que ver bem qual ou quais os aspectos que devo melhorar, e se tal se justificar, proceder a algumas alterações, mas mantendo a mesma dinâmica, com aulas bastante diversificadas. De qualquer forma, para o 9º ano apenas me interessa que frequantem alunos realmente interessados na disciplina - pelo menos, faço questão de passar esta mensagem e recuso-me a fazer uma publicidade enganosa. Na última aula fui bastante sincero com os alunos, apresentando-lhes o programa e as actividades previstas.
E assim vai (uma parte de) Quarteira
Pedro Félix

Nenhum comentário: