quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fim do 1º semestre

Recebi ontem a fantástica compilação de animação que o Paulo nos mandou. A continuar assim, a disciplina de cinema só tem a ganhar, porque a qualidade das aulas aumenta e obriga a subir a fasquia. Por outro lado, esta atitude do colega de Olhão revela o bom ambiente entre o pessoal que está neste projecto.

Pois agora vamos ter que continuar a fazer materiais onde a qualidade é o mote, e já não há volta a dar. Sempre a aprender, a pesquisar, atrás das novidades... até parece que vale a pena ser professor.

Quanto ao encerramento do semestre, os alunos deste turno estão a concluir as actividades. Só falta praticamente a auto-avaliação nos sétimos. Na última aula gostaria de apresentar aos alunos alguns sítios de animação com filmes e outras informações úteis - os que estão assinalados neste blog mesmo aqui ao lado. Nos oitavos anos, ainda há algumas filmagens a fazer. E este é um dos problemas com que me tenho deparado com muitos destes alunos (se calhar o problema é meu): vão adiando, adiando, até que chega ao fim sem o trabalho estar concluído. O Paulo tinha dito anteriormente que estava surpreendido com a qualidade dos trabalhos. Infelizmente não posso dizer o mesmo. Nesta banda, tenho reparado que muitos miúdos são pouco exigentes consigo próprios, limitam-se a fazer o que é elementar, e muitas vezes não é suficiente. Tem que se continuar a lutar para alterar esta postura.

Mas o problema é que isto só se combate se se reduzir o grau de exigência. Pelo menos é o que muito boa gente defende. Será? Não consigo encontrar resposta. E se o que está em causa é a avaliação, quem se quer prejudicar?

Hoje, uma aluna veio ter comigo e disse que a mãe a estava a ajudar a (re)fazer o trabalho - "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin -, porque o achava interessante e porque eu tinha "pedido" aos alunos para serem criativos. Creio que devo ter feito uma cara de espanto: uma encarregada de educação empenhou-se na realização de uma tarefa. Uma (que eu saiba). Devagar se vai ao longe.

Assim vai (uma parte de) Quarteira

3 comentários:

Cinema na Escola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinema na Escola disse...

Não desanimes Pedro, lembra-te das palavras do Walt Disney..
Este semestre tive bastante sorte, mas pelo que me disseram, os segundos turnos são de fugir...
Acho que deveríamos reunir mais vezes, talvez um dia no final de cada semestre, onde partilharíamos as nossas conquistas e frustações, de forma a podermos delinear estratégias de rentabilização na disciplina. Poderíamos, talvez, assitir a aulas dos nossos colegas, fazer intercâmbios de professores e ateliers temáticos?
Acho que ultrapassaríamos alguns das barreiras que encontramos.

Força,

Paulo Rodrigues

PS - Encontra-se já em produção "O cinema de animação no mundo II - Parte 3"...

Graça Lobo disse...

Comentário para o paulo: excelente trabalho, super útil alunos e professores.
Que grandes professores estes...

Graça Lobo