segunda-feira, 5 de maio de 2008

William Dickson

William Dickson começou a trabalhar para Thomas Edison em 1883 e cinco anos mais tarde foi encarregue de desenvolver um projecto de fotografias animadas. As primeiras experiências com o Cinetógrafo (a câmara de filmar de Edison) eram baseadas no método do cilindro fonográfico em que as imagens eram dispostas numa sequência em espiral. Ao rodar o cilindro deveria surgir a ilusão de movimento tal como acontecia com o som gravado. Estes fotogramas seriam visionados por umas lentes microfotográficas, e ficaram conhecidas por “Monkeyshines”. Os resultados não foram muito animadores devido à falta de definição das imagens.


Quando John Carbutt apresentou as tiras de película de celulóide com emulsão fotográfica, depois desenvolvidas pela Eastman Company, Dickson adquiriu largas quantidades e iniciou os estudos para um mecanismo onde a película com perfurações nos dois lados se deslocava na horizontal expondo as imagens.
Este dispositivo que chamou Cinetoscópio permitia o visionamento dos filmes através de um orifício, depois de introduzir uma moeda de 25 cêntimos. O primeiro protótipo foi apresentado em 20 de Maio de 1891 numa convenção da Federação Nacional dos Clubes Femininos (a patente do Cinetógrafo e do Cinetoscópio foi registada em 24 de Agosto), e concluiu o sistema no ano seguinte. A versão final foi apresentada oficialmente em 9 de Maio de 1893 no Instituto de Artes e Ciências de Brooklin.
Para a realização dos filmes era necessário construir um estúdio próximo dos laboratórios em West Orange. Assim surgiu o “Black Maria”, o primeiro estúdio cinematográfico, onde foram convidados a actuar os artistas que se encontravam em Nova Iorque. Foi também nesta altura que se iniciaram as primeiras experiências de sincronização da imagem com o som.
A partir de Abril de 1894, começaram alguns desentendimentos entre Dickson e Edison inicialmente com a contratação de William E. Gilmore para gerente das empresas e depois com a recusa de Edison em apostar no estudo de um projector em detrimento do método do visor individual. Paralelamente aos estudos com o Cinescópio de Edison, começou a trabalhar com Henry Norton Marvin e Herman Casler num sistema alternativo. Depois de ser acusado de falta de lealdade, Dickson abandonou a Edison Company a 2 de Abril de 1895. Em 27 de Dezembro fundou a American Mutoscope and Biograph Company, com Marvin, Casler e Elias Hoopman. Esta companhia desenvolveu um dispositivo que consistia num sistema de espelhos adaptado a um mutoscópio, e que estava ainda ligado a um projector que chamaram Biograph. Mais tarde aderiram à realização de filmes em película. A Biograph (como era conhecida) tornou-se numa das principais rivais da Edison. Em 1897 Dickson deslocou-se a Londres para formar a filial British Mutoscope and Biograph Company. A partir de 1903 abandonou o cinema e estabeleceu-se como engenheiro eléctrico.
PF

Nenhum comentário: