quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

REGRESSO AO BLOG

Há alguns anos que o Blog está suspenso.

Esta paragem coincidiu com o fim da disciplina de Cinema no agrupamento Dra. Laura Ayres...



... e o início da disciplina de CineCiência


Esta nova área curricular foi inicialmente destinada à Oferta Complementar, pelo facto de no ano letivo de 2017/2018 o agrupamento de escolas Dr.ª Laura Ayres ter integrado o projeto de autonomia e flexibilidade curricular, e de acordo com o número 2 do artigo 6.º “Autonomia curricular”, do despacho nº 5908/2017, de 5 de julho. Na realidade, a disciplina passou a fazer parte de Complemento à Educação Artística com uma carga horária semanal de 45 minutos e é lecionada, em par pedagógico, por um professor do grupo 510 e outro com formação ou experiência educativa na área do Cinema. O trabalho colaborativo do par pedagógico constitui um processo articulado e planeado, em conjunto, de modo a permitir alcançar o sucesso da disciplina.
Pretende-se que os alunos, em interação com os seus pares, e recorrendo a linguagens específicas do Cinema e das TIC, realizem produtos cinematográficos que permitam aumentar o interesse pela Ciência, incentivar o pensamento científico e estético, e encontrem as suas próprias motivações para as aprendizagens.
Os trabalhos práticos têm como temática a Ciência devendo ser abordadas aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, utilizando vocabulário científico próprio desta e/ou aspetos relacionados com os domínios da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, articulados com o cinema e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade, sempre que possível, de elaborar recursos educativos.

 



Nenhum comentário: