sábado, 24 de março de 2012

"Sacanas sem Lei" para A minha primeira biblioteca de cinema (2)



Na sequência de uma mensagem anterior e devido aos resultados menos positivos de alguns alunos na redação de um guião a partir do livro "Drácula", convido todos os alunos da disciplina de cinema a uma leitura nestas férias.

O livro que proponho é simplesmente a tradução do argumento original do filme de Quentin Tarantino, "Sacanas sem Lei" ("Inglourious Basterds", no original), numa edição da Contraponto. E se um filme de Tarantino é quase obrigatório, ter a oportunidade de ler o guião, numa publicação traduzida em português, é uma excelente oportunidade.

Muitos alunos não conseguiram perceber como se escreve o guião e a transposição das páginas 34 a 36 do livro de Bram Stoker nem sempre foi bem conseguida, apesar das explicações nas aulas e das mensagens publicadas neste blog.

Acredito que terá sobretudo a ver com uma questão de educação e de interesse pelas propostas vindas da escola. A adesão dos alunos e encarregados de educação à iniciativa "Cinema na Quinta" o tem demonstrado (e é a primeira vez que me refiro a este caso). Por isso, é provável a maioria dos alunos não aproveite esta interrupção para procurar novas leituras, ou sequer algumas leituras, mas nós vamos continuando...

PF


Nenhum comentário: