domingo, 4 de março de 2012

a minha primeira biblioteca de cinema


Sabendo que muitos alunos - espero estar enganado - não têm hábitos de leitura, chegou a altura de começar a formar uma pequena biblioteca lá em casa. Ou, pelo menos, a combater alguma falta de interesse pela leitura. Apresento então uma pequena proposta de seis livros:

"Da Terra à Lua" e "À volta da Lua" (Júlio Verne); "Drácula" (Bram Stoker); "O Clube de Cinema" (David Gilmour); "A invenção de Hugo Cabret" (Brian Selznick); e "Gramática do Cinema" (Marie-France Briselance e Jean-Claude Morin).

Esta lista é essencialmente direcionada para os alunos do 8º ano e há para todos os gostos, desde os clássicos de J. Verne, aos mais recentes sucessos de D. Gilmour ou de Selznick. Há ainda a recente publicação das edições texto&grafia que nos apresenta 29 pontos da gramática cinematográfica numa ordem cronológica, que vai de 1891 até à ascensão do cinema sonoro. "Não se pode gostar verdadeiramente de cinema sem desejar compreender a linguagem (as linguagens) que utiliza...", refere na contra-capa. É sem dúvida um livro fundamental para os alunos perceberem os mecanismos da construção de histórias com imagens em movimento.

Aceitam-se mais sugestões e iremos propor mais livros, com toda a certeza.

PF

Nenhum comentário: