sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A publicidade, a escola, e... o cinema

Estava entretido a ler hoje de manhã o jornal Correio da Manhã quando me deparo com uma notícia intitulada "publicidade ensinada" (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=278891&idselect=10&idCanal=10&p=200). Trata-se do lançamento do projecto "Media Smart", que pretende levar os alunos do 1º e 2º ciclos a debater estas questões. Para quem não teve conhecimento, no início do ano foram distribuídos pelas escolas um CD-rom com o nome de "Vamos ler imagens" e que além da publicidade, também propõe a análise de pinturas, fotografias, televisão e cinema. Estes projectos andam à volta do conceito relativamente recente de "literacia mediática", que parece ainda um pouco ausente nas escolas do ensino básico. Os conteúdos leccionados nas áreas artísticas nomeadamente na educação visual nem sempre possibilitam uma abordagem mais consistente destas questões, devido essencialmente à secundarização do ensino artístico no currículo dos alunos. Não há dúvida que o aparecimento da disciplina de cinema veio possibilitar a inserção destes temas e o desenvolvimento de competências nos alunos que os levarão a adquirir sentido crítico inclusivamente no âmbito da publicidade.
P. F.

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