sábado, 9 de fevereiro de 2008

PERSÉPOLIS - ESTREIA 21 FEVEREIRO




O mais singular e especial filme do ano vai finalmente estrear entre nós no próximo dia 21 de Fevereiro: PERSEPOLIS, o filme de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que acaba de ser nomeado para o Oscar do Melhor Filme de Animação depois de, em Maio do ano passado, ter sido consagrado com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Vancouver e o Prémio Melhor Animação entregue pelo New York Film Critics Circle e a Los Angeles Film Critics Association.

A história de PERSÉPOLIS é-nos contada atrás dos olhos de Marjane, uma criança de 9 anos, que vive em Teerão no seio de uma família culta, não se separa dos seus ténis Adidas, tem Bruce Lee como seu herói pessoal e passa boa parte do seu tempo em longas conversas com Deus e Marx. Mas esta felicidade tem os dias contados. Estamos em 1978, e o regime do Xá está prestes a ser deposto e a ser substituído pela Revolução Islâmica. Com ela é também destruída a esperança de um povo, com os fundamentalistas a tomar o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.
Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os “guardas sociais” e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/ Iraque, o medo diário que invade o quotidiano torna-se palpável.

Baseado na obra autobiográfica original da mesma Satrapi, PERSÉPOLIS mergulha em 15 anos da história do Irão, da deposição do regime do Xá, em 1978 e tomada do poder pelos fundamentalistas islâmicos, passando pela guerra Irão-Iraque, até 1993, momento em que a jovem heroína do filme, decide que, para ser livre e emancipada, tem que deixar o seu país natal.

Com um delicado equilíbrio entre a tragédia histórica e a comédia familiar, e o drama e a sátira social, PERSÉPOLIS é exímio não apenas na sua abordagem delicada aos conturbados acontecimentos que assolaram o Irão neste período, mas também no olhar destemido que lança sobre temas como a liberdade e repressão, o preconceito e o fundamentalismo religioso, e a ignorância e a intolerância.

ESTREIA 21 FEVEREIRO – LISBOA: UCI – El Corte Inglès, Alvaláxia – PORTO UCI - Arrábida, Lusomundo Dolce Vita


Marta Lisboa
(este texto foi-nos gentilmente enviado para o email)

Nenhum comentário: