quarta-feira, 31 de outubro de 2012
PLANO DE CONJUNTO
O espetador pode observar a ação de uma determinada personagem ou direcionar a sua atenção para outra, no mesmo cenário. É por isso, o plano mais 'teatral' do cinema. É também o enquadramento mais comum nos primeiros anos do cinema.
A INVENÇÃO DE HUGO, Martin Scorsese, 2011
PARTIDA DE CARTAS, Louis Lumière, 1896
UM JOGO DE CARTAS, George Méliès, 1896
também é mostrada a Saída da Fábrica dos irmãos Lumière, ou a Dança do Búfalo dos estúdios Edison
Mas, a influência deste enquadramento também se encontra na pintura.
Com Leonardo DaVinci "A Virgem, o Menino e Santa Ana", 1513
ou a influência de Cézanne com a série de "Jogadores de Cartas", 1890-92, além de "Guernica" de Picasso ou "Os Bombeiros de Alijó" de Paula Rego (entre muitas opções)
PF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário