domingo, 16 de setembro de 2012

Novo ano letivo. Novos desafios


Neste ano letivo, no Agrupamento Dra. Laura Ayres apenas uma turma do 8º ano irá frequentar a disciplina de cinema. Motivo: a nova organização curricular. A disciplina de Educação Tecnológica foi suprimida do 3º ciclo do ensino básico, mas a opção artística prioritária do agrupamento é... Educação Tecnológica!!!

Assim, durante este ano, muito menos alunos irão fazer a habitual visita de estudo, o jogo de cinema, ter acesso a cultura cinematográfica, visionar excertos de filmes significativos da história do cinema, etc.

Isso obriga a refazer o programa da disciplina - o que está a ser feito -, a fazer novos DVD's temáticos, novas planificações (como no exemplo), a continuar um estudo de pedagogia com e para o cinema que se iniciou há alguns anos.

Aquele que foi considerado “um dos mais ambiciosos projectos do começo do século XXI em Portugal” está agora com um futuro incerto, mas vamos continuar a trabalhar pelos alunos. Enquanto for possível, iremos procurar desenvolver o ensino artístico e combater uma certa tendência que mais se parece com ocupação de tempos livres e que não promove a qualidade das aprendizagens.

PF

Nenhum comentário: