segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo



Filme obrigatório para todos os alunos da disciplina de cinema.
Uma brilhante homenagem a Georges Méliès, mas não só... também aos irmãos Lumière, Edison e restantes pioneiros. Igualmente fantástica é a referência a Harold Lloyd.
Percebemos o que o génio de Méliès trouxe para o cinema: a possibilidade de sonhar que antes só era possível através da literatura e do teatro.
Alguns aspetos históricos apresentados no filme são questionáveis, como a morte da sua mulher em 1913 (e o seu posterior casamento com a atriz Jehanne d'Alcy), o primeiro contacto com os filmes dos irmãos Lumière na sessão de 28 de dezembro de 1895, ou o incêndio do seu estúdio em Montreuil-sous-Bois em Paris depois de ter sido transformado em teatro.

Muitas vezes fui questionado sobre a necessidade de dar a conhecer aos alunos os primórdios do cinema. Este filme ajuda a dar uma resposta. Talvez não seja muito percetível para alguns a inovação técnica e científica, a relação do cinema com as outras artes, a introdução da ficção no cinema e o fascinante papel dos pioneiros.
Mas é uma feliz homenagem a essas personagens que possibilitaram a oportunidade de viver aventuras no dia-a-dia, como refere Isabelle (a neta de Méliès): "This might be an adventure, and I've never had one before... outside of books, at least."

Talvez a disciplina de cinema possa ajudar nesta aventura de aprender mais sobre cinema.

Para mais informações sobre Georeges Méliès:

também pode ler o artigo do jornal público aqui:

PF

Nenhum comentário: