segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo



Filme obrigatório para todos os alunos da disciplina de cinema.
Uma brilhante homenagem a Georges Méliès, mas não só... também aos irmãos Lumière, Edison e restantes pioneiros. Igualmente fantástica é a referência a Harold Lloyd.
Percebemos o que o génio de Méliès trouxe para o cinema: a possibilidade de sonhar que antes só era possível através da literatura e do teatro.
Alguns aspetos históricos apresentados no filme são questionáveis, como a morte da sua mulher em 1913 (e o seu posterior casamento com a atriz Jehanne d'Alcy), o primeiro contacto com os filmes dos irmãos Lumière na sessão de 28 de dezembro de 1895, ou o incêndio do seu estúdio em Montreuil-sous-Bois em Paris depois de ter sido transformado em teatro.

Muitas vezes fui questionado sobre a necessidade de dar a conhecer aos alunos os primórdios do cinema. Este filme ajuda a dar uma resposta. Talvez não seja muito percetível para alguns a inovação técnica e científica, a relação do cinema com as outras artes, a introdução da ficção no cinema e o fascinante papel dos pioneiros.
Mas é uma feliz homenagem a essas personagens que possibilitaram a oportunidade de viver aventuras no dia-a-dia, como refere Isabelle (a neta de Méliès): "This might be an adventure, and I've never had one before... outside of books, at least."

Talvez a disciplina de cinema possa ajudar nesta aventura de aprender mais sobre cinema.

Para mais informações sobre Georeges Méliès:

também pode ler o artigo do jornal público aqui:

PF

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Europa Filme Treasures


http://www.europafilmtreasures.eu/

Convido todos os possíveis leitores deste blog, alunos, professores e demais, a darem uma vista de olhos a este site. Imperdível é a possibilidade de conhecer este espólio do cinema europeu, mesmo ali ao lado, ao clicar do dedo.
Um hino ao património cinematográfico da europa, desde a Alemanha, Rússia, Macedónia, Finlândia. Pena é Portugal não estar representado...

PF

O Artista nos prémios BAFTA

http://bcove.me/p0axc609

Já aqui falámos do filme "O Artista" de Michel Hazanavicious. Não sei se é algum vício, mas o filme continua a arrecadar prémios. desta vez foram os britânicos BAFTA.
Voltaremos a falar de certeza. Até lá.

PF

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Guião para Drácula 3


Para esclarecer algumas dúvidas que possam ter surgido com a imagem da mensagem anterior, foram adicionadas na mesma página do mesmo caderno estas indicações resumidas sobre a redação de um guião. Trata-se de um processo criativo (a construção de um guião) porque obriga a quem o escreve a imaginar uma história contada por imagens e não por palavras.

PF

Guião para Drácula 2



Será já a partir desta semana que os alunos do 8º ano deverão começar a cumprir a difícil missão de apresentar uma transposição de um texto de Drácula para guião. Já no sétimo ano, tinha havido uma pequena experiência neste contexto, e por isso já deve haver algum conhecimento. A imagem de cima é disso exemplo, quando foi fornecido aos alunos uma página do guião (traduzido) do filme Toy Story, os rivais. Bom, nem todos os alunos tiveram acesso no ano passado a este capítulo dos Cadernos de cinema do 7º ano, mas isto já foi explicado este ano.

PF

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guião para Drácula


A partir de um excerto do livro de Bram Stoker (páginas 34-36), foi proposto aos alunos criar uma página de um possível guião. A tarefa parece ser complicada para quem nunca teve contacto com esta forma de escrita. Mas, quem já teve o 'azar' de assistir às minhas aulas não estará assim tão desinformado. As páginas do caderno de animação no capítulo sobre Cinema e Banda Desenhada já tinham um resumo e um exemplo do guião original do filme Toy Story: os rivais. Além disso, fizeram um pequeno exercício. Lembram-se?


Agora, têm que imaginar o encontro de Jonathan Harker com o Conde Drácula, quando o hóspede se preparava para fazer a barba...

- Tome cuidado - disse ele - Tome cuidado para não se cortar. Neste país é mais perigoso do que se pode pensar.

Mas no guião deve ficar assim:
CONDE DRÁCULA
                              Tome cuidado. Tome cuidado para não se cortar. 
                              Neste país é mais perigoso do que se pode pensar.    

Atenção também ao cabeçalho: INT. - CASTELO - MANHÃ (é só uma sugestão), e também à descrição da ação, sempre no presente e com frases curtas.

Bom trabalho!

PF