quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reformulação das planificações


Ultimamente, algumas siglas tornaram-se mais conhecidas para quem se interessa pelo fenómeno da educação. São os relatórios de PISA e depois do GAVE, que nos apresentam o estado em que os nossos alunos se encontram em comparação com o resto da europa. Mas os dados agora recebidos não são surpresa. Já o ex-ministro David Justino, no seu livro "Difícil é educá-los" apontava que os alunos portugueses revelavam dificuldades na "capacidade de desenvolver raciocínos mais complexos, na resolução de problemas, especialmente quando têm de aplicar os conhecimentos adquiridos a situações menos usuais." Pelo contrário, os jovens portugueses 'safam-se' quando aplicam "procedimentos de carácter rotineiro e a recorrer a raciocínios simples" (pag. 75). Quer isto dizer que a nossa educação premeia o estudar na véspera e não valoriza a reflexão, o sentido crítico (e também a criatividade). Aliás basta consultar os registos de avaliação e rapidamente percebemos que os conselhos de turma consideram que a maioria dos alunos tem um nível não satisfatório na capacidade de expressão (se calhar ninguém repara nisso).


Então o que pode fazer a disciplina de cinema?
Como já defendi várias vezes, a 'vocação transversal' da disciplina obriga a que nesta área curricular se trabalhem estas competências. E isso é coisa que tem vindo a ser feita porque estas dificuldades já tinham sido detectadas, basta ver as classificações dos alunos. Daí que se tenha alterado a planificação (do 8º ano) e reforçado as actividades pedagógicas que põem os alunos a pensar. A partir de alguns exemplos de excertos de filmes que os alunos visionam, pede-se que expliquem por palavras suas e apresentem algumas propostas para executar pequenos vídeos ilustrativos de métodos de montagem.



Os exemplos visionados referem-se a excertos dos seguintes filmes:

Montagem contínua / corte invisível:
O Circo (Chaplin), King Kong (Peter Jackson)
Montagem alternada:
Intolerância (Griffith), Nosferatu (Murnau), Shining (Kubrik)
Montagem de atracções:
A Greve (Eisenstein)
Jump cut / falso raccord:
O Acossado (Godard), Drácula (Coppola), Elisabeth (Kapur)
PF

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