terça-feira, 30 de novembro de 2010

Entrevista a Martin Kemp no Público


Se Leonardo da Vinci fosse vivo estaria apaixonado pelo cinema. Esta agora!?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ele há com cada coisa...

Ficha de trabalho sobre a montagem no cinema. Pretende-se que os alunos adquiram alguns conceitos e revelem alguma capacidade de comunicação e expressão.

Entre outras questões...
Como evoluiu o papel do montador ao longo da história do cinema?
Resposta: "O montador foi sempre melhorando o papel ao longo da história do cinema"
Qual papel? as folhas do caderno? as da impressora?

Outra questão:
Explica sucintamente em que consiste o trabalho do montador.
Respostas: "O trabalho do montador é ajudar o realizador a contratar os actores"
ou ainda
"O trabalho do montador é fazer com que as coisa sejam surriais, fantásticas (...) ou seja mudem o filme para ser mais intersante".
Eu cá acho que os melhores actores são os "surriais".

Daqui se conclui que devemos passar todos, sem qualquer preocupação se sabem ou não, porque depois ainda há que justificar. Como alguém disse... "não te chateies, dá-lhes positiva".

PF

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Metropolis

Já está disponível a versão completa e restaurada do histórico filme de Fritz Lang. Edição da Eureka em DVD e Blu-Ray (ou em separado). Imperdível, acho eu.

PF

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Cannabis de Cabíria


Começa a ser complicado inverter algumas situações e vícios instalados. Infelizmente, alguns alunos de algumas escolas começaram a habituar-se à lei do menor esforço. É o caso de Quarteira. Sim, essa escola EB 23, onde acontecem algumas propostas inovadoras, mas que não deixa de estar situada entre as piores do Concelho, desde que se conhecem os famosos 'rankings'.

Com este panorama é natural que surjam algumas situações caricatas... como hoje. Uma aluna que devia apresentar um trabalho e que obviamente não o tinha preparado, perguntou-me (segundos antes da apresentação) como se chamava o filme que servia de mote para a sua imensa criatividade. "Aquele em que a mulher tem um pesadelo!?"... "É Cannabis que se chama?"...

Era Cabíria!

E lá decorreu a apresentação, numa péssima mostra de mímica. Juro que não fumei nada... mas parecia, de tão irreal que aquilo tudo parecia.

Viva o sucesso educativo!

PF

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O mundo mágico de Georges Méliès

Primeira experiência realizada pelos alunos do 5º ano da Escola Básica Professor Paula Nogueira, inspirada no cinema mágico de Georges Méliès.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Caderno de cinema mudo


Ontem teve lugar a apresentação do caderno sobre o cinema mudo. Apesar de não estarem presentes todos os professores que leccionam a disciplina de cinema nem os/as directores/as das respectivas escolas, foi importante pela partilha de opiniões e sugestões para o desenvolvimento deste projecto. Também foi interessante o facto de esta reunião ter ocorrido na escola Dr. Joaquim magalhães, uma deas primeiras escolas a nível nacional a oferecer o cinema como área curricular.
P.F.