segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O ensino do cinema além fronteiras

A propósito da nossa necessidade de aprofundar os nossos conhecimentos e contactar com outras realidades do ensino do cinema, foi-me dado a conhecer pelo Professor Doutor Vítor Reia-Baptista o seguinte endereço electrónico relativo ao Grupo Comunicar (colectico de educación e comunicación): http://www.uhu.es/comunicar/index.html. Daqui podemos ir directamente à revista accionando o respectivo link, ou também através de: http://www.revistacomunicar.com/. O número 29 tem artigos interessantíssimos sobre o ensino do cinema nos sistemas educativos Inglês, Francês, Espanhol além de outros. Podemo-nos registar, e assim ter acesso gratuito às revistas.
Mas também podemos navegar até às páginas do Professor Enrique Martínez-Salanova Sánchez (http://www.uhu.es/cine.educacion/) sobre Cinema e Educação onde encontramos uma tal quantidade e qualidade de informação que corremos o risco de passar muitas noites em claro para conseguir absorver tudo.
Nem sempre conseguimos encontrar imediatamente na net aquela informação que nos agrada, mas esta é sem dúvida fundamental para o desenvolvimento e apuramento do nosso trabalho.
PF

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Manoel de Oliveira

Não há dúvida que o aniversário do realizador Manoel de Oliveira comemorado hoje é um acontecimento não só nacional como mundial. Trata-se tão só do realizador em actividade e com uma actividade mais longa, desde sempre. Hoje muito se escreveu e leu. Apenas quero referir que, quando Manoel de Oliveira nasceu em 1908, Geoges Méliès ainda fazia filmes, Émile Cohl fazia os seus primeiros (entre os quais a animação “Fantasmagorie”), David Griffith entrava no mundo do cinema como actor, no filme “Rescued From na Eagle’s Nest” e …, a Biograph Co. ainda não tinha descoberto Hollywood!
PF