quarta-feira, 29 de outubro de 2008

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO NA NFB

Para quem está agora a leccionar as técnicas de animação, no 7º ano de escolaridade, este site é óptimo, pois mostra-nos de uma forma simples e com exemplos em vídeo, as diversas técnicas que tentamos mostrar aos nossos alunos. Ainda nos dá alguma informação sobre os animadores, filmes e descreve-nos, em inglês ou françês, as ditas técnicas.
Bom trabalho, Paulo Rodrigues

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Animação de Ferenc Cakó

A animação em areia foi iniciada por Caroline Leaf da National Film Board of Canada e desde então muitos autores/realizadores têm experimentado esta técnica. Entre nós é conhecido o filme "Clandestino" de Abi Feijó. Podem-se visionar vários vídeos no site da NFB, dos quais destaco o filme "Animando" do brasileiro Marcos Magalhães.
Natural da Hungria, Ferenc Cakó é um autor de animação muito conceituado que se especializou em apresentações ao vivo de 'live animation" em areia e que tem deixado muitos seguidores, com destaque para Ilana Yahav. Em 2006, na gala do Lisboa/Dakar, apresentado por Catarina Furtado, assistiu-se a uma performance de Ferenc Cakó que pode ser vista em:


PF

Cinemudo Musicado



No próximo sábado, dia 25 de Outubro, terá lugar na antiga cadeia de Lagos um espectáculo com projecção de filmes de Georges Méliès, acompanhado com música ao vivo. Esta iniciativa foi organizada pela Associação LAC (Laboratório de Actividades Criativas, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e o inevitável Cine Clube de Faro.
Terá a participação de Vitor Silva Tavares como comentador e os músicos Marco Miranda, Marco Ramos, Tiago Cutileiro e Tiago Flores.
Esta informação foi-nos dada pelo novo colaborador, o professor Paulo Carvalheira que iniciou este ano a disciplina de Cinema em Boliqueime.
Obrigadão

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Lotte Reiniger



















Vai surgir no mercado em Novembro um novo DVD com filmes da realizadora alemã Lotte Reiniger, que se destacou na animação de silhuetas (ou recortes). Já existia um outro DVD com o filme “As aventuras do Príncipe Achmed”, que para alguns estudiosos, é considerada a primeira longa metragem de animação, sem contar com o desaparecido “El Apóstol” de Quirino Cristiani.

Esta edição da inglesa BFI, é composta por dois discos e inclui 19 curtas-metragens, desde 1922 (Cinderella) até 1961 (The Frog Prince). Infelizmente, suspeito que não haverá uma edição portuguesa brevemente.

PF

Verdade ou consequência

Graças às novas possibilidades de divulgação de vídeos, tivemos acesso a esta preciosa informação que tem causado tanta polémica. Sempre defendemos a importância dos audiovisuais no âmbito escolar e esta recente discussão motivada pela divulgação no Youtube permite mais alguns momentos de reflexão. O que para uns é o último grito na formação de professores (onde cabe tudo: desde música de intervenção, até aos sucessos do cancioneiro popular), para outros não passa de uma moda de gosto duvidoso que apenas serve para humilhar a classe docente. Cada um que decida.

Já agora, uma questão: Será que já foram entregues computadores Magalhães no Ministério das Finanças? Acredito que, se tivessem sido fornecidos atempadamente, não teria havido atrasos com os ficheiros do orçamento na Assembleia da República.

Longa vida para os vídeos escolares.

PF

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

INDIE JÚNIOR ESCOLAS

Recebi hoje na EB 2, 3 João da Rosa, um pack de dvd's bastante interessante: 5dvd's com filmes de animação e imagem real, um para cada ciclo do ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, acompanhados de um cd-rom com fichas de exploração dos filmes e metodologias. No rápido olhar que dei, acho bastante útil, além de que já exploro nas aulas de cinema alguns dos filmes que constam deste material pedagógico de nome INDIE JÚNIOR ESCOLAS. Já receberam? Quem nos terá enviado? Seja quem for, o meu obrigado. Pormenores no site www.indiejunior.com
Paulo Rodrigues

domingo, 5 de outubro de 2008

Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação

Estão disponíveis em http://www.bocc.ubi.pt/_listas/tematica.php?codtema=4 dezenas de textos sobre cinema, de professores (sobretudo portugueses, brasileiros e espanhóis) que se têm dedicado a investigar sobre a sétima arte. Entre eles, encontra-se o Professor Vítor Reia-Baptista da Universidade do Algarve. Os textos estão acessíveis, na sua maioria em PDF, o que permite que se possam imprimir para uma leitura mais demorada (apesar de não defender esta opção). Boas leituras!
PF

Dicionário de Cinema

No dia 3 deste mês foi apresentado no primeiro Congresso de Cultura Ibero-Americana, na Cidade do México, o "Dicionário do Cinema Ibero-Americano". Este dicionário irá conter mais de 16000 entradas, 5000 fotografias sobre cinems de Portugal, Espanha e América Latina e deverá sair em Novembro com cerca de 8500 páginas divididas em 8 volumes. Ainda não sei quem o editará em Portugal, mas cá o esperamos.
PF